TESTE ERGOMÉTRICO

postado em: Preparos, TESTE ERGOMÉTRICO | 0

Prezado (a) cliente:

Seguindo as normas da Sociedade Brasileira de Cardiologia e em respeito a você, gostaríamos de prestar alguns esclarecimentos:

– O teste ergométrico, mais conhecido como teste de esteira, é um exame diagnóstico de ampla utilização na medicina. Suas principais indicações são: identificar doença coronariana, detectar arritmias, avaliar o comportamento da pressão arterial ao esforço e avaliação de aptidão física. Este exame fornece dados importantes para diagnóstico, prognóstico e tratamento dos pacientes.

– Para a sua realização é necessário monitorizar o coração através do eletrocardiograma, e para isso, utilizamos eletrodos que são aderidos à pele conforme a imagem abaixo:

– Para um exame de qualidade é importante que os homens que tenham excesso de pêlos nessa região do tórax, venham com a mesma já depilada.  Se a quantidade de pêlos for pequena, podemos realizar o exame sem a depilação do local.  Ressaltamos também a importância de estar com a pele limpa e sem cremes/óleos  pois estes dificultam a aderência dos eletrodos.

– No preparo pode ser necessário limpar a pele aonde os eletrodos serão aderidos com gaze e álcool, para remover a oleosidade natural dessas áreas. Na grande maioria das vezes, esse processo é bem tolerado, porém ocasionalmente, é possível ocorrer algum desconforto local devido a reações alérgicas ou hipersensibilidade individual. Caso isso ocorra, recomendamos evitar exposição solar e utilizar creme dermatológico conforme recomendação médica.

– Solicitamos que os pacientes venham com roupa confortável para caminhadas. Mulheres devem vir de top ou sutiã sem aro de metal na parte superior, e na inferior com peça de sua preferência (calça, shorts, saia). Homens parte inferior com roupa de sua preferência sem peças de metal (por exemplo cintos). Ambos com calçados   confortáveis para caminhada. Aos que preferirem, o exame pode ser realizado descalço.

– No decorrer do exame, o paciente irá caminhar e/ou correr sobre a esteira. O médico irá aumentar a velocidade e a inclinação da esteira, até o limite de cansaço tolerado pelo paciente. Estarão sendo monitorados os batimentos cardíacos, eletrocardiograma, pressão arterial e demais sinais e sintomas que possam ocorrer no exame.  O mesmo  dura geralmente entre 10-15minutos . A interrupção do esforço (caminhada e/ou corrida ) poderá ser solicitada pelo paciente em qualquer momento, devido ao cansaço ou outros sintomas. O médico também pode interromper o exame caso seja necessário pois o mesmo já atingiu o seu objetivo ou pela presença de alterações.

– Apesar de todos os cuidados tomados, alguns incidentes podem ocorrer como queda da esteira, resposta anormal da pressão arterial, arritmias, tontura, mal-estar, desmaio e dor torácica. Esse exame visa identificar pacientes de risco para doença arterial coronariana severa, e  o seu diagnóstico precoce pode salvar muitas vidas. Entretanto, em situação muito raras pode ocorrer infarto ou óbito (menos de 0,01% de óbito na maioria das estatísticas mundiais) , que  geralmente ocorrem em pacientes com doença cardíaca grave prévia . Esses indivíduos de alto risco podem evoluir para as mesmas complicações em qualquer outra ocasião, em casa, ou até dormindo e geralmente longe dos recursos necessários para tentar revertê-las. Para essas situações, dispomos de equipamentos de ressuscitação e profissionais habilitados.

– Os componentes da equipe, médico (a) e equipe de enfermagem, encontram-se a disposição para quaisquer outros esclarecimentos.