1. Você esteve realmente doente em março
De fato, se você esteve doente antes de fevereiro, provavelmente não era Covid-19. Já, se você esteve doente de meados de fevereiro a meados de março, é possível que você tivesse contraído a doença. Os testes não estavam disponíveis durante esse período, portanto você provavelmente não saberia.
2. Sua febre e tosse talvez não fossem gripe
Você se sentiu doente, teve febre por alguns dias, tosse seca e estava exausto. Estes, são alguns sintomas que podem indicar a Covid-19. Há muita sobreposição de sintomas com resfriados ou de outra gripe e coronavírus, razão pela qual os testes para o Covid-19 são indispensáveis.
3. De repente, você perdeu o olfato ou o paladar
Esta parece ser uma marca registrada da infecção pela Covid-19, mas não é uma exclusividade. Segundo pesquisas, 64,4% das pessoas com Covid relatam perda de olfato ou paladar, de acordo com um estudo de abril de 2020 no Journal of the American Medical Association (JAMA). Recentemente, o Disease Control and Prevention (CDC) adicionou perda de paladar e olfato à lista de possíveis sintomas da Covid-19.
A perda relatada de olfato e paladar aparece mais comumente com a Covid-19 do que com outros vírus respiratórios, mas outros vírus e doenças não infecciosas, como alergias, podem causar esses mesmos sintomas.
4. Familiares ou pessoas próximas foram infectados pela Covid-19
Muitas pessoas infectadas com esse vírus apresentam sintomas leves ou inexistentes. Isso significa que você pode ter tido coronavírus e não ter ideia. Se você esteve perto de pessoas com casos confirmados, provavelmente foi exposto e pode ser uma das pessoas que não apresentam sintomas visíveis, assintomáticas.
A verdadeira questão é o que fazer se você não tem certeza de que pode ter tido o Covid-19. Assim, em caso de dúvida, procure e faça o teste de anticorpos.
🩺 Diretor Técnico: Dr. Rafael Zanardi – CRM/SC8814