PRESSÃO ALTA EM MEIO À PANDEMIA

postado em: Notícias (Balneário) | 0

A pressão alta afeta um em cada quatro brasileiros, de acordo com o Ministério da Saúde. Mesmo diante da necessidade de distanciamento social, o controle desse problema (e de outras doenças crônicas) precisa continuar.

A hipertensão aparece quando a medida da pressão arterial fica constantemente acima de 14 por 9 em repouso. A doença faz com que o coração tenha de exercer um esforço maior do que o normal para que o sangue seja distribuído corretamente pelo corpo. Considerada silenciosa, na maior parte dos pacientes ela não apresenta sintomas até que um órgão como coração, cérebro ou rim seja lesionado.

Por isso, a pressão alta é considerada um fator de risco para o desenvolvimento de eventos graves como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), complicações que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são a causa da morte de mais de 9 milhões de pessoas por ano. Se não bastasse, hipertensos, sobretudo aqueles que não se cuidam direito, fazem parte do grupo de risco para quadros severos de Covid-19.

Como na pandemia muitas pessoas deixaram de realizar esse acompanhamento por temerem a exposição ao vírus, o risco para o desenvolvimento de complicações cardiovasculares tem aumentado. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) calcula que, durante a Covid-19, houve um aumento de 31,8% no número de óbitos em domicílio por doenças cardiovasculares.

Nesse cenário, vale ressaltar que é muito importante seguir os protocolos de segurança contra o coronavírus, mas manter a rotina de consultas e exames. Outro alerta importante é em relação ao tratamento com remédios, que em hipótese alguma deve ser interrompido.

Mantenha sempre contato com seu médico. Dúvidas ou maiores informações, fale conosco:

📍 Rua 2300, 1346, Centro – Balneário Camboriú – Santa Catarina.

📞 (47) 3169-2100⠀
📱 (47) 98803-6259 l 3169-2100

🩺 Diretor Técnico: Dr. Rafael Zanardi – CRM/SC8814


#interblu #balneariocamboriu #santacatarina #cuidados #bemestar #orientacao #clinicamedica #medicina